Afinal, o que é Coaching?

Técnica cada vez mais procurada, o coaching entrou no mundo corporativo norte americano na década de 60. Antes disso, o coaching existia no meio esportivo, principalmente para motivar profissionais de esportes individuais como tênis ou esqui. O método era chamado Inner Game (jogo interior), cujo pilar era que o oponente real do esportista não é o esportista oponente em si, mas sim as próprias limitações e fraquezas, por sua vez alimentadas por hábitos mentais que inibem o bom desempenho.

O coaching revelou-se então como uma magnífica ferramenta para aprendizado e desenvolvimento no mundo corporativo, seguindo a linha motriz que o desenvolvimento se dá através do autoconhecimento. E é impressionante o quanto as pessoas em geral não se conhecem, e os problemas acarretados por isso.

Coaches (profissionais) auxiliam coachees (clientes) a encontrar as soluções para seus problemas ou os caminhos certos para desenvolvimentos almejados. E tudo isso somente indicando onde encontrar as respostas, como se estivéssemos iluminando uma caixa preta para o coachee. Ele é que resolve o caminho a seguir. Esse “encontro dentro de si mesmo” dificilmente surge espontaneamente. E é muito comum um coachee falar: “Nossa! Nunca tinha parado para pensar nisso!”.

Muitas vezes o cliente nos procura em busca de respostas e soluções para comportamentos e desempenhos que quer melhorar, sem saber que as respostas estão dentro dele mesmo.

O coach não costuma dar conselhos, até por que a solução apontada por uma terceira pessoa dificilmente será melhor que aquela que o coachee venha a intuir sozinho, já que “o que funciona para um, nem sempre funciona para outro”. Todo o esforço do método consiste em estimular a autonomia do coachee, em torná-lo capaz de identificar os obstáculos internos e externos à conquista de seus objetivos e os recursos de que pode dispor para ter sucesso. A partir daí, o coachee é motivado a colocar em prática um detalhado plano de ações que vai conduzi-lo em direção ao seu objetivo.

Se existe alguma necessidade em certa área de sua vida que você deseja melhorar ou resolver, o coaching com certeza é uma alternativa extremamente eficaz.

“Coaching é uma relação de parceria que revela e liberta o potencial das pessoas de forma a maximizar o desempenho delas. É ajudá-las a aprender ao invés de ensinar algo a elas…” (Timothy Gallwey, um dos precursores do coaching)

Silvana Fioravanti

Conselheira Ajorpeme