Artigo: As vantagens do Certificado Digital

O certificado digital é um arquivo eletrônico que permite que o seu portador assine digitalmente os documentos que emitir, corresponde a uma identidade virtual e garante a autenticidade do documento.

Nessa tendência de inovação tecnológica, a partir de 02/2019, de forma escalonada, todas as pessoas físicas que iniciarem um processo de abertura, alteração ou baixa de empresas na JUCESC (Junta Comercial do Estado de Santa Catarina) precisarão assinar os atos através do uso do certificado digital.Já as empresas que emitem nota fiscal eletrônica de produtos, são obrigadas a utilizar o certificado digital, cuja implantação iniciou em 2008.

Há vantagens no uso do certificado digital, não apenas no que diz respeito a exigências legais, conheça algumas:

1) Acessar os serviços disponíveis pela Receita Federal do Brasil, entre outros: entrega de obrigações acessórias, parcelamentos, consulta de situação fiscal, alteração de dados, recuperação de dados de declarações entregues, acompanhamento de processamento de declarações, etc.

2) Enviar e-mail autêntico (que comprova que foi a própria pessoa quem enviou), através de programa de envio de e-mail (Outlook ou Microsoft Outlook) basta para tanto informar antes de enviar o e-mail, que deseja adicionar assinatura digital.

3) Assinar contratos entre empresas e ou pessoas que possuam certificado digital, para isso é preciso instalar um programa chamado “Assinador Digital”. Através da assinatura digital qualquer documento poderá ser validado, sem riscos de fraudes e alterações no arquivo, pois os dados são criptografados.

4) Fazer transações bancárias em meios eletrônicos, com alto nível de segurança e maior proteção para o correntista no acesso aos mais variados serviços.

5) Participar de leilões da Receita Federal e da Polícia Federal disponibilizados em um Sistema de Leilão Eletrônico.

6) Instalar o certificado digital em mais de um computador. Dessa forma, você pode trabalhar tanto na empresa como em casa ou até durante uma viagem, facilitando a sua vida.

Diante dessas vantagens, se você ainda não tem o certificado, que tal adquirir um agora?

Autora: Vera Lucia Valcanaia Kuhnen, diretora financeira da Ajorpeme.