Centro de Inovação promove transferência de tecnologia à MPE

Buscando novas tecnologias para resolução de problemas internos da micro e pequena empresa por meio da inovação, a Universidade Corporativa da Ajorpeme (Uniajo), em parceria com o Parque de Inovação Tecnológica de Joinville e Região (Inovaparq) e a Univille lançou na manhã desta terça-feira, 18, o projeto Centro de Inovação.

Durante este projeto serão realizadas três etapas envolvendo sensibilização, capacitação e incubação. A primeira etapa acontece no dia 03 de maio, na Ajorpeme, com a palestra de sensibilização do empresário Fernando Pruner, que vai falar sobre sua experiência em Design em grandes empresas e as dificuldades para aplicação da inovação na MPE.

Segundo o Vice-presidente da Uniajo e Inovação, Daniel Moreira, é fundamental desmistificar o conceito de inovação para que o empresário da micro e pequena empresa perceba que é totalmente possível inovar dentro da sua empresa. “Queremos estimular o empreendedorismo inovador na nossa cidade, iniciando com as empresas associadas da Ajorpeme”, ressalta.

A atividade de inovação apresenta diversas facetas, como: adaptação, imitação, experimentação, design, desenvolvimento e pesquisa. Inclusive a forma de buscar inovações pode ser inovadora. Por exemplo, a procura de oportunidades para a inovação conceitual tem sido feita pelo deslocamento do foco no cliente – abordagem clássica do marketing – para foco na circunstância ou no ambiente de uso dos produtos, buscando soluções para os problemas e dificuldades dos clientes.

“A prioridade da iniciativa é a transferência de tecnologia, de forma que as empresas incubadas no Centro de Inovação estejam preparadas para implantar a cultura da inovação em suas organizações”, destaca o diretor executivo do Inovaparq, Victor Aguiar.