Comitê do Jovem Aprendiz vai promover Fórum

O Comitê do Jovem Aprendiz se reuniu nesta terça-feria, 10, no Senai para realizar um alinhamento da realização do Fórum do Jovem Aprendiz, que será realizado no dia 14 de julho e terá o apoio da Ajorpeme.

Durante a reunião, a diretora do Senai, Hildegarde Schlupp falou sobre a importância da educação e do jovem aprendiz no cenário joinvilense e brasileiro.

Segundo o Presidente do Comitê e Diretor da Ajorpeme, Lucimar José dos Santos, esse Fórum será de grande importância para as empresas, pois contará com depoimentos de um ex-jovem aprendiz do Ciee, que atualmente é Gerente do Branco Brasil e cases de algumas empresas, que possuem um programa estruturado e com ótimos resultados.

Também contará com a presença do Fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, Wilson Kruger, o qual fará uma palestra e vai tirar dúvidas sobre a contratação e manutenção dos jovens aprendizes nas empresas.

Não há dúvida que o caminho para a retomada do crescimento econômico do Brasil passa pela educação e esses jovens aprendizes qualificados através da parceria entre as empresas e os agentes da aprendizagem, podem contribuir para formação dos futuros profissionais que o mercado necessita.

Ao final da reunião os membros fizeram uma visita acompanhados pela Fabiana Langer, coordenadora dos cursos de aprendizagem industrial do Senai norte e membro do Comitê, nos laboratórios onde os jovens aprendizes fazem os cursos e aprimoram a sua capacidade profissional. O Senai possui os mais diversos cursos direcionados aos jovens aprendizes, dentre eles ajustador mecânico, usinagem mecânica, processos de qualidade em metalurgia, moldador de plástico, assistente administrativo industrial, confeccionador de moldes e roupas, operador têxtil, suporte e manutenção de micros e redes locais, assistente de produção, assistente de planejamento e controle de produção e caldeireiro montador. Além da formação básica o SENAI tem ensino médio articulado com a educação profissional, cursos técnicos, qualificações e tecnólogos.


Participaram da reunião membros das seguintes entidades: Senai, Senac, Gerar, Colégio Elias Moreira, Instituto Dom Bosco, CIEE, RENAPSI, Ministério do Trabalho, ESPRO, Secretaria de Assistência Social, GERED – Gerência de Educação e SINE.