Como começar um projeto voluntário

“Então é Natal, e o que você fez?” questiona a clássica música da cantora Simone. Se você tem a sensação de que o ano passou voando e não aproveitou o tempo que teve, esse é um bom momento para começar a planejar ações de 2019. Definir metas é o primeiro passo para se organizar. Você pode escolher a próxima viagem, listar cursos que quer fazer etc. Que tal acrescentar à lista começar um trabalho voluntário?

A Lei 9.608, de 1998, considera como voluntariado iniciativas com objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou assistenciais. Segundo a pesquisa Outras Formas de Trabalho, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 7,4 milhões de pessoas realizaram trabalho voluntário, em 2017. O que corresponde a 4,4% da população de 14 anos ou mais de idade. O aumento foi de 12,9% em comparação a 2016.

Para as empresas, incentivar o trabalho voluntário entre os funcionários pode refletir nos resultados do negócio. O voluntariado desenvolve competências que não são trabalhadas diariamente, melhora a integração da equipe e aumenta a satisfação dos funcionários. Tudo isso impacta a produtividade.

Abaixo, listamos alguns passos para você implantar um projeto voluntário na sua empresa:

*Faça uma pesquisa e avalie o interesse da equipe em participar.
*Identifique funcionários que já realizam trabalhos voluntários.
*Conheça instituições no seu bairro que tem interesse em receber um projeto voluntário.
*Crie um calendário de atividades.
*Distribua tarefas para aqueles que têm interesse em participar.

Para te inspirar e comemorar o Dia Internacional do Voluntário, celebrado no dia 5 de dezembro, nos próximos dias, vamos apresentar histórias de pessoas que fazem a diferença com o poder do voluntariado. Siga nossa página no Facebook e nosso blog para acompanhar.