Como registrar sua marca

Por que o registro de marca é importante?

Na hora de abrir sua empresa, escolher a marca é algo extremamente importante, pois é através dela que você se diferencia no mercado perante seus parceiros, clientes e concorrentes. Mas para mantê-la segura, é necessário realizar o registro junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Esta é a única forma de proteger e garantir exclusividade da sua marca e/ou produto.

Qualquer pessoa física ou jurídica que exerça atividade legalizada pode solicitar o registro de marca junto ao INPI, com duração inicial de dez anos.

Para realizar o pedido é simples, e pode ser realizado diretamente pelo site. Confira o passo a passo de como realizar seu registro de marca:

Faça uma busca –  Antes de bater o martelo, faça uma pesquisa no sistema de busca de marcas do INPI,  para garantir que o nome ou desenho que deseja registrar não esteja sendo usado por outra pessoa ou empresa. Para realizar a busca, clique aqui!

Defina seu setor  – É importante que você defina os setores de atuação da sua marca e entender também que isso possibilita que setores diferentes tenha o mesmo nome, por exemplo. A classificação dos setores você pode consultar clicando aqui!

Verifique e pague a taxa – Para realizar o registro, é necessário fazer o pagamento de pelo menos duas taxas – uma no momentos da solicitação e a outra quando receber o registro. Se durante o processo ocorrer a solicitação de alguma outra ação, outras taxa podem ser solicitadas.

Acompanhe seu pedidoInclua seu processo na opção “Meus Pedidos”,  no sistema de busca do portal, para receber notificações. E acompanhe também as publicações semanais da Revista da Propriedade Industrial.

Ainda tem dúvidas? Você pode entrar no site ou acessar o Manual de Marcas INPI para conhecer todas as etapas da íntegra, clicando aqui!

Bons negócios.