Como serão as profissões do futuro?

Saiba como preparar sua empresa

Nos últimos anos, o mercado de trabalho mudou completamente. Antes, o profissional fazia carreira dentro da mesma empresa e, hoje, a rotatividade e rapidez nas mudanças de emprego são cada vez mais comuns. Pesquisas já mostram que muitas das profissões que existem hoje poderão ser realizadas por um robô, numa velocidade e acertabilidade maior, principalmente com a entrada da erada Internet Industrial 4.0.

Nesta vertente, o empresário seja pequeno, micro ou grande, não pode se omitir diante de todas as tecnologias. Segundo o professor, escritor e consultor de carreira, Sidnei Oliveira, o empreendedor deve observar principalmente os comportamentos dos jovens e das startups que surgem com ideias aparentemente estranhas, mas que podemos chamar de disruptivas.

Oliveira destaca que as pessoas estão rapidamente estabelecendo as suas relações de trabalho com projetos e desafios. Para isso, buscam ampliar suas competências e experiências e isso altera completamente o cenário de profissões do futuro.

Hoje, além dos conhecimentos técnicos específicos de cada profissão, é necessário um trabalho de desenvolvimento de capacidades e talentos. Sustentabilidade, inovação, aumento da expectativa de vida da população, preocupação com a qualidade de vida, internacionalização e busca de produtividade são as principais tendências que estão afetando o Brasil atualmente, gerando muitas oportunidades e necessidades.

Conheça as três dimensões que nortearão as profissões nas próximas décadas:

Carreiras como Advogados, Médicos, Engenheiros e Administradores, estão sofrendo profunda transformação por conta de eventos como tecnologia e globalização.

Na medicina, serão cada vez maiores os desafios tecnológicos e da nanotecnologia, levando os médicos a se reinventarem. Advogados devem se atentar cada vez mais ao direito digital e ao direito internacional, uma vez que os processos locais de direito tendem a serem realizados por Inteligência Artificial. Os engenheiros são cada vez mais requisitados para desafios ligados à nanotecnologia e administradores precisaram desenvolver procedimentos para trabalho colaborativo em substituição aos modelos de gestão existente atualmente.

Diversas profissões terão que reavaliar seu foco de atuação, para um mercado novo e ampliado. Dois grandes exemplos disso são as carreiras de Fonoaudiólogo e Tradutor. Ambos são profissionais com atuações bem definidas no mundo analógico, contudo suas expertises serão absolutamente necessárias para desenvolvimento dos algoritmos de comunicação por comando de voz e tradução simultânea, cada dia mais presentes no mundo atual.

Em um mundo em completa transformação, veremos surgir inúmeras novas profissões que jamais foram consideradas antes e só surgiram por conta de novas tecnologias. Exemplos como técnico de treinamento de jogadores de RPG digital e gestor de relevância virtual serão comuns nos próximos anos.

Portanto, empresários atentos com a mudança de mercado, necessitam explorar novos caminhos e ter coragem e atitude para implementar nas suas empresas e não ficar de fora deste novo mundo que inicia agora!