Comunicação assertiva é essencial para toda empresa

Comunicação significa vida ou morte principalmente para o empresário da micro e pequena empresa que tem pouco recurso para investir na comunicação e esta precisa ser assertiva.

Em entrevista exclusiva para a Revista Mundo MPE – Viver e Empreender, o astronauta brasileiro e também empresário da micro e pequena empresa, Marcos Pontes falou que a importância da comunicação adequada para a liderança e o trabalho em equipe é essencial para o sucesso de qualquer projeto.

IMG_9473

Durante a sua palestra de abertura da Expogestão, Pontes, abordou a metodologia Process Communication Model® (PCM) falando da importância da comunicação eficaz no sucesso das organizações e das pessoas. “Falar a língua de seu interlocutor é essencial para se conectar e fazer com que sua mensagem seja entendida”, destaca.

“Eu sou empresário e executivo e conheço bem os desafios da comunicação principalmente por que sei que focamos muito os nossos investimentos no fim do processo, mas não podemos esquecer que a preparação das pessoas é essencial. Muitas vezes você acaba perdendo recursos e investimentos porque você não trabalhou na base, na formação das pessoas. Então, se você acha que o treinamento é caro? Imagine a falta dele. Este é o segredo. Treinar para desenvolver competências essenciais resultando em maior performance individual e em equipe”, ressalta.

Pontes continuou o tema durante sua palestra discorrendo sobre os tipos de personalidades estudados no PCM e a importância de conhecer melhor cada tipo: analítico, imaginador, persistente, espontâneo, promotor, empático. Entender como essas características funcionam em você mesmo e como utilizar e identificar a estrutura do outro é a base do PCM® que, em vez de dar ênfase ao que o outro diz, procura entender como o outro se comunica.

 

Crédito das fotos: André Kopsch