Conheça as ações que o Instituto Ajorpeme realizou em 2017

Durante a gestão 2017 o Instituto Ajorpeme realizou diversas atividades promovendo sustentabilidade tanto econômica quanto social a todos os associados e à comunidade em geral.

A presidente Adriane Mückler ressaltou que durante a sua gestão focou nos três pilares que movem o Instituto Ajorpeme – Educação, Sustentabilidade e Social. “O Sucesso do Instituto é resultado da sinergia e da dedicação de todos os envolvidos, empresas, escolas, educadores, tendo como principal vínculo entre eles os voluntários” reforça Adriane.

Confira agora as ações promovidas durante o ano de 2017:

Projetos realizados:
– Programa Lixo Zero

Foi implantado na Ajorpeme o Programa Lixo Zero com o objetivo de fomentar a sustentabilidade ao associado.

– Lixo Eletrônico

Foram realizadas duas campanhas durante o ano e foram arrecadadas aproximadamente 3 toneladas de lixo eletrônico. Esta campanha é realizada anualmente.

– Miniempresa

Promoveu a capacitação de aproximadamente 40 jovens por meio da Miniempresa. Forma realizadas duas turmas, uma com a parceria do Cepat no início do ano e a segunda, em parceria com o Colégio Elias Moreira com alunos Jovem Aprendiz.

– Programa dia D

Dia da Família: Realizou atendimentos com foco na educação financeira a 115 pessoas durante o evento realizado nas escolas Escola Joaquim Felix Moreira e Escola Nilson Wilson Bender, nos dias 16 e 23 de setembro.

– Projeto Piloto Star App

O Instituto acompanhou de perto e esteve presente até a final do projeto piloto em Joinville da Junior Achievement denominado “Star App”.

– Bosque Ajorpeme

Em parceria com a Prefeitura de Joinville o Instituto promoveu o plantio de 120 árvores no Bosque Ajorpeme localizado Parque São Francisco, no bairro Ademar Garcia.

– Material Escolar

Com o objetivo de ajudar as famílias carentes, arrecadamos 187 kits de material escolar que foram doados para famílias cadastradas na entidade.

– Projeto Artesão

O Instituto promoveu a capacitação de 120 artesãos em parceira com o CEPAT, realizando palestras de Precificação de Produto e Economia Familiar.

– Informa Jovem

O Instituto Ajorpeme sediou a primeira reunião do projeto Informa Jovem, realizado em parceria com CEPAT e demais entidades envolvidas, o qual se estendeu até novembro, atendo a cada encontro aproximadamente 70 jovens. Este programa promoveu encontros mensais, levando conhecimento aos jovens aprendizes que futuramente ingressarão no mercado de trabalho.

Paralelo ao trabalho promovido pelo Instituto, por meio da Junior Achievement, o Instituto capacitou aproximadamente 20 voluntários e 1500 jovens apostando na educação empreendedora, e esteve presente no aniversário da Junior Achievement Santa Catarina pela passagem dos 20 anos, bem como recebeu uma homenagem na Assembleia Legislativa, por participar deste projeto no Estado de Santa Catarina.

Parcerias:
Este ano contamos com a parceria de lideranças de bairros, Rotary´s Club, Polícias Militar e Civil, Hospital São José, SESC, Time de basquete – Blackstar entre outras entidades.

Campanhas:
– Cabide Solidário e Campanha do Agasalho

Foram doadas aproximadamente 600 peças de roupas para o ONG AFH localizada no bairro Fátima que ajuda pessoas com doenças e baixa renda.

– Campanha Doação de Alimentos

Em parceria com a empresa Karam Eventos, foram arrecadados 450 litros de leites no evento Noivas & Festa e destinados, por meio do Instituto, para APAE de Joinville, Casa do Adalto, Lar Emanoel, Creche Bom Samaritano e Lar Renascer do Iririu.

– Doação de fraldas

Em ação promovida pelo Núcleo de Eventos, foram arrecadados e doados 23 pacotes de fraldas para o Lar Abdon Batista.

– Arrecadação de alimentos

Durante o ano, por meio de parcerias dos Núcleos da Entidade e empresas associadas à Ajorpeme, foram arrecadados e doados: 1795 quilos de alimentos.

– Ação Dia das Crianças

Em parceria com o time de basquete Blackstar, foram arrecadados 134 brinquedos doados ao SESC para a Campanha de Dia das Crianças.

-Doação de Livros

Em parceria com o Núcleo de Engenharia foram arrecadados e doados 64 livros.

-Dia da Árvore

No dia 21 de setembro, foi realizado em parceria com o Núcleo de Engenharia a doação de 100 sementes de duas espécies de árvores durante todo o dia na Ajorpeme.

Outros Projetos:
Entregue o projeto de revitalização do Jardim do IGP; palestras Dia da Água, Maio Amarelo, Outubro Rosa; Dia da Massagem em lar de Idosos, Angeloni Cidadania.

Comemoração: No dia 15 de setembro o Instituto Ajorpeme completou 14 anos e comemorou todos os trabalhos promovidos durante estes 14 anos.

Confira agora as entidades que foram beneficiadas durante o ano com as ações de arrecadações de alimentos e projetos: Igreja Luterana, APAE, Lar Emanuel, Casa Adalto, Renascer 132, Lar Abdon Batista, Igreja Santa Luzia, Amigos da Caridade, ONG AFH, Creche Bom Samaritano, Igreja da Paz, SESC, Igreja Lar Renascer, Lar de Idosos Betânia.

O Instituto Ajorpeme agradece em especial todos os núcleos da Ajorpeme que fizeram parte destes trabalhos durante o ano e as empresas: VV Resíduos Eletrônicos, Laboratório Ghanem, Grafica Volpato, Karam Eventos, Sicredi e ao Time de basquete – Blackstar.

Também agradecemos as empresas que foram mantenedores da Junior Achievement e do Instituto Ajorpeme: Ascensus, Tintão, Ativa Assessoria Contábil, Gramaq Brasil, Hospital de Olhos, Metalúrgica Assis, Schramm Hofmann Advogados e Stagio.