Depois do tropeço, o sucesso!

Diego Contezini é um jovem empreendedor que descobriu logo cedo que tropeçar no mundo dos negócios faz parte do processo empreendedor. Aos 23 anos abriu uma empresa de software, a Informant, sem conhecimento em gestão, administração e finanças. Com a entrada de sócios, iniciou a busca por consultoria e capacitação para melhor empreender. Se associou à Ajorpeme e começou a se aperfeiçoar em gestão, finanças, estratégia de negócios entre outras áreas para aprender a administrar. Fez o treinamento Empretec e, por meio da Ajorpeme, um dos sócios, teve a oportunidade de participar da missão empresarial e internacional para a Alemanha, expandindo a visão dos negócios.

Após criarem sua primeira empresa, a Informant, os sócios se separaram e abriram as empresas Asaas e Conta-Azul. Ao iniciar a Asaas, Diego descobriu diferentes desafios e dificuldades. “A Asaas foi uma solução de software para cobranças de mensalidade. No início o software era muito robusto e percebemos que não estava atendendo as necessidades dos nossos clientes: o empreendedor individual”, destaca.

Leia mais: “Entenda as diferenças entre Franquia e Microfranquias”

Após seis meses de testes, perceberam que não estava funcionando como pretendiam e resolveram jogar o software fora e começar do zero. Um novo produto, mais simples e que atendesse 100% a demanda do cliente, foi desenvolvido. Atualmente, a empresa Asaas atende 3700 clientes espalhados por todos os Estados do Brasil. Como lição, Diego destaca que errar foi bom pois aprendeu e aperfeiçoou seu negócio com as experiências negativas. “Com tudo isso, criamos um mantra para a empresa. Temos que ser o McDonald´s da cobrança. Ser rápido como um drive thru. O cliente tem que chegar no site e criar uma cobrança em trinta segundos”, fala.

“Os erros têm diversos sentidos em nossas vidas. Com eles enxergamos novas oportunidades e mudamos o que tem que ser mudado. Tivemos um ano de erro que sustentou o aprendizado para acertar. Hoje estamos crescendo vertiginosamente”, ressalta.

Se você está pensando em empreender, saiba que a sua vida não será fácil, mas errar faz parte do processo e aprender com a experiência de vida é algo que faz muito sentido ao empresário. Empreender significa que você deseja deixar um legado e, para isso, é fundamental que todo empreendedor aprenda com os erros, escute os bons conselhos e não se culpe por algo que deixou de fazer.