Instituto Ajorpeme quer estar no seu bairro

Já parou para pensar para onde vai aquele celular, câmera, impressora ou computador antigo quando é descartado? O lixo eletrônico é um dos problemas mais graves da humanidade. Muitos destes componentes são altamente poluentes quando lançados indiscriminadamente no meio ambiente.

Atuando diretamente neste problema, o Instituto Ajorpeme promoveu no dia 14 de abril, a coleta do lixo eletrônico no bairro Adhemar Garcia, no Bosque Ajorpeme. Nesta ação foram arrecadados lixo eletrônico, pilhas e baterias. A próxima edição será final de maio no bairro Iririú.  Participe!

 

 

 

 

 

 

 

 

Os itens que podem ser destinados à campanha do Lixo Eletrônico são:

Informática: Gabinetes; Notebooks; Teclados; Mouse; Caixas de Som; Monitores; Impressoras e Scanners; de Telefonia: Celulares; Telefones, Residenciais e Smartphones.

Eletrônicos: Televisores; DVD’s; Condicionadores de Ar e CD Player.

Todos podem participar da Campanha E Lixo pois ela é aberta à comunidade. Todo o material arrecadado será destinado para uma empresa associada especializada no descarte e reciclagem dos materiais. 

Só no ano passado, a Ajorpeme arrecadou em duas edições da Campanha, quase 3 toneladas de eletrônicos que tiveram seu destino correto. Mas cada vez mais o Instituto Ajorpeme percebe a importância de disseminar esta informação e neste ano, irá realizar mensalmente a coleta de lixo eletrônico nos bairros da cidade.

Se você não conseguir participar das campanhas de coleta, ajude o meio ambiente da seguinte forma:

1.Descarte corretamente

Procure em sua cidade empresas e cooperativas especializadas em reciclar este tipo de resíduo. Jamais jogue o lixo eletrônico no lixo comum. Ele irá para aterros, oferecendo perigo à saúde dos coletores.

2.Doe

Se o equipamento estiver em boas condições, doe para instituições. Um computador antigo pode ser muito útil em entidades que promovem a inclusão digital. O que é considerado obsoleto para muitos pode ser de extrema utilidade para outros.

3.Promova o consumo consciente

Com a constante inovação tecnológica e o lançamentos de novos produtos todos os anos, o consumo é cada vez mais estimulado. As pessoas trocam seus equipamentos com frequência, mesmo quando estes ainda o atendem plenamente. Tal sistema não é sustentável pois acaba gerando quantidades absurdas de resíduos. É preciso frear a compra impulsiva e repensar os hábitos de consumo.

 

Ficou interessado em levar o Instituto Ajorpeme no seu bairro, entre em contato pelo instituto@ajorpeme.com.br ou 47 2101-4140.