Empresária produz e doa “Almofadas de Amor” para ajudar mulheres com câncer

O Outubro Rosa é o mês de conscientização e combate do câncer de mama. Buscando ajudar pacientes vítimas do câncer, após o processo cirúrgico, voluntária e empresária de Joinville lidera um grupo de mulheres na cidade para confeccionar “Almofadas de Amor”.

A empresária Beatriz Furlan conheceu o projeto “Almofadas de Amor” no ano passado quando o molde foi compartilhado em grupos de Artesãs e se espalhou por alguns estados. No Brasil, ela é a única a ter autorização da Doutora Janet Kramer Mai, idealizadora do projeto no Estados Unidos.

Lidar com a perda do seio para o câncer de mama é algo extremamente difícil e doloroso para muitas mulheres. Após a mastectomia, elas sentem a dor física e psicológica. Mas, uma simples almofada em formato de coração pode ajudar a mulher a ter mais conforto e a se sentirem mais acolhidas nessa fase complicada. A almofada contribui com o alívio da dor da incisão, reduz o inchaço linfático e diminui a tenção nos ombros.

Desde 2015 Beatriz produz as almofadas e doa nos Hospitais de Joinville. As primeiras almofadas foram confeccionadas pela voluntária e entregues nos Hospital São José, Pan do Boa Vista e Casas de Repousos. “A princípio era para ser um evento do mês de outubro, mas meu coração queria muito mais, principalmente quando algo tão bom precisa ser compartilhado, então criei o grupo no Facebook e convidei amigos”, diz.

IMG_20161020_145856

Atualmente o grupo que se reúne para mutirões de muito amor conta com 546 membros. Hoje, são 10 parceiras constantes que contribuem com materiais e, muitas outras com contribuições eventuais. Mensalmente, entre 15 a 20 almofadas são entregues para pacientes do Hospital São José e de 10 a 12, no Hospital Dona Helena. “As almofadas vão além do conforto, elas chegam as pacientes carregadas de carinho”, afirma.

“O coração não é apenas bonito, ele tem utilidades terapêuticas e segundo depoimento de uma paciente atendida pelo projeto, ´essa pode ser a solução (para as dores) … comecei a usar e acreditem faz uma diferença enorme, além do que nessa fase que estamos passando, todo gesto de carinho como esse nos faz sentir que somos importantes…´ “, destaca Beatriz.

Em um ano de projeto, já foram confeccionadas mais de 570 peças e pacientes de qualquer hospital podem pedir a “Almofada de Amor”. Basta entrar em contato com a empresária pelo facebook – almofadas de amor joinville ou pelo (47) 9177-9789

Como surgiu

As Almofadas do Coração surgiram nos Estados Unidos, pelas mãos da especialista em câncer de mama, Janet Kramer Mai, que lutou contra a doença e passou por uma mastectomia em 2002. Após a cirurgia, ela sentiu a necessidade de colocar algo para apoiar o braço, tendo em vista a dor e dormência que ocorrem no pós-cirurgico. Após vários testes para encontrar uma forma de deixar a região mais confortável, Janet chegou à almofada de coração, que se encaixa perfeitamente na anatomia do local.

O projeto da almofada saiu de Chattanooga no Tennessee e se espalhou por muitos outros Países. Em Setembro de 2015 o molde foi compartilhado em grupos de Artesãs e se espalhou por alguns estados.
Ela é projetada em forma de coração para ser colocada debaixo do braço para ajudar na drenagem linfática, descanso e conforto das pacientes.