Engenheiros sem Fronteiras Joinville: voluntariado por um mundo melhor

[LoginRadius_Share]

Engenheiros sem Fronteiras (EsF) é uma organização voluntária não-governamental, de abrangência mundial. Criada na década de 80 na França, a iniciativa se espalhou pelo mundo nos anos seguintes, e está presente nos dias atuais em quase 70 países. No Brasil, o primeiro núcleo foi fundado no final dos anos 2000, e desde então, está presente em aproximadamente 60 cidades, sendo Joinville o primeiro núcleo do estado de Santa Catarina, fundado em novembro de 2014. A organização se sustenta sobre quatro pilares fundamentais: engenharia, educação, sustentabilidade e voluntariado.

Uma das grandes parcerias da ONG é com a Ajorpeme e o Núcleo de Engenharia. Após contato inicial e apresentação do EsF-Joinville para alguns representantes da instituição no início do ano, além dos braços abertos e apoio ao trabalho voluntário desenvolvido, o núcleo abriu suas portas para que o EsF pudesse participar de suas reuniões e trocar experiências com profissionais experientes da área de engenharia. Além disto, possibilitou interação com o Instituto Ajorpeme e união de forças para atuar em vários projetos sócio-ambientais na cidade.

O núcleo de Joinville conta atualmente com cerca de 50 membros entre engenheiros, estudantes de engenharia e outros profissionais aliados à causa. Esses membros desenvolvem e aplicam projetos que estão diretamente ligados aos pilares fundamentais da organização e que tomam lugar em escolas e CEIs da região, universidades, instituições filantrópicas e comunidade joinvilense.

Com objetivo de aplicar a tecnologia social e difundir o conhecimento técnico, o EsF atua nas seguintes frentes:
– palestras, mini-cursos e oficinas nas instituições de ensino da cidade abordando assuntos relacionados ao desenvolvimento de uma engenharia mais humana, conceitos de sustentabilidade (ex.: hortas, composteiras, programa Lixo Zero, entre outros) e apresentação do núcleo;
– práticas sustentáveis tais como: captação e utilização de água da chuva, energia fotovoltaica, implantação do programa Lixo Zero, confecção de hortas e composteiras, entre outras;
– co-participação e auxílio em ações sócio-ambientais de outras instituições e iniciativas da cidade.

Intimamente ligadas com assuntos relacionados à tecnologia social, sustentabilidade e meio ambiente, as ações do EsF têm como objetivo descaracterizar a imagem da engenharia e tecnologia como grandes causadoras dos problemas ambientais e sociais.

A ONG acredita que é possível mudar o modo como o ser humano se relaciona com o próximo e interfere no ambiente. E é por meio de uma engenharia mais humana e focada na interação do homem com a natureza que pode-se reduzir significativamente o impacto negativo que causa ao planeta.

Esse futuro promissor, no qual o ser humano e meio ambiente convivam em harmonia e ainda assim haja desenvolvimento tecnológico e melhoria contínua na qualidade de vida humana, será alcançado com comprometimento e por meio de muito trabalho e membros fortes que se dediquem pela busca de um mundo melhor.

Para saber mais sobre o EsF-Joinville, acesse aqui!

[LoginRadius_Share]