Entrevista com Marcos Piangers

Ele é apresentador do Pretinho Básico na rádio Atlântida, escritor do best seller O Papai é Pop, repórter do programa Encontro com Fátima Bernardes e um entusiasta da vida.

Confira nesta entrevista dicas valiosas sobre criatividade e não perca a oportunidade de conferir sua palestra ao vivo no Connect – Ideias e Negócios. O evento será realizado no dia 02 de agosto em Joinville e também contará com a presença do jornalista Caco Barcellos.

A criatividade é ferramenta essencial, não somente no sentido de criar algo, mas também de encontrar soluções simples para problemas complexos. Todos nós sabemos que as ações criativas fazem a diferença e conferem uma posição de destaque, porém, nos acostumamos a simplesmente aceitar que não somos tão aptos a usá-las e acabamos por não aprimorar nosso processo criativo. Confira nesta entrevista, dicas valiosas sobre criatividade e não perca a oportunidade de conferir sua palestra ao vivo, no Connect – Ideias e Negócios. O evento será realizado no dia 02 de agosto em Joinville e também conta com a presença do jornalista Caco Barcellos.

Linha

Mundo MPE– Por que a criatividade é essencial às empresas?
Piangers – As empresas e a sociedade como um todo vivem numa época de transferência do trabalho braçal para máquinas e algorítimos. A gente já vê esta tendência desde a revolução industrial, obviamente, ela vem se acelerando nos últimos anos a medida que robótica, programação e tecnologia, no sentido de processamento de dados se acelera ao nosso redor. Então a gente percebe que Chrysler, Ford, GM nos anos 90 empregavam mais de um milhão de pessoas e, hoje em 2017, a gente vê empresas de tecnologia empregando muito menos de um milhão e valendo mais de um trilhão de dólares. A criatividade é o que nos diferencia dos robôs, nunca um robô vai experimentar ou criar alguma coisa. A criatividade é o que nos permite achar um caminho alternativo ao que todo mundo está fazendo.

Linha

Mundo MPE – Ser criativo é um “dom”?
Piangers – Acredito que não. Com treino e dedicação você consegue ser criativo assim como você consegue pintar um quadro. Talvez você não seja a pessoa mais criativa, mas, com certeza, exercitando a musculatura criativa do seu cérebro você vai ser uma pessoa mais criativa no dia a dia e certamente vai ser uma pessoa que vai oferecer soluções melhores para problemas no trabalho, na profissão, no dia a dia, nas formas de enxergar as possibilidades da sua marca pessoal ou da empresa.

Linha

Clique e garanta a oportunidade de ver o Piangers no Connect 2017:

Linha

Mundo MPE– Que atitudes o empreendedor pode desenvolver para se tornar criativo?
Piangers – Acredito num tripé que incentiva a criatividade, comprovado cientificamente, que defende a ideia de que a autonomia do mesmo propósito nos ajuda a ser criativo. Se você quer uma empresa hoje que inove e seja criativa você tem que acreditar em autonomia do mínimo propósito, autonomia na capacidade de produzir no momento em que são mais produtivos, independente do horário e local. Autonomia, sensação de que você é dono do seu trabalho. Domínio, sensação de que você aprende todos os dias com seus colegas e propósito, sensação de que você realiza algo que é maior que você mesmo na sua profissão. Este tripé é um bom incentivador de grupos e equipes criativas em empresas que se propõe em serem inovadoras.

Linha

Marcos Piangers e Caco Barcellos juntos no Connect – Ideias & Negócios

Mundo MPE– Como o empresário da micro e pequena empresa consegue ser inovador e criativo neste mundo em que vivemos, onde as tecnologias mudam a toda hora?
Piangers – Micros e pequenas empresas têm uma grande vantagem pois a cultura da empresa pode ser modificada mais rápida e de forma mais dinâmica. Tem a capacidade de implementar a cultura de inovação e com o tripé.

Linha

Mundo MPE– De onde vem o termo “Fora da caixa, dentro da caixa” ?
Piangers – Fora da Caixa, esse clichê – uma tentativa de empurrar os funcionários a pensar diferente e dentro da caixa é um entendimento que você tem que trabalhar a criatividade dentro dos limites que a empresa impõe, dentro das metas, do tamanho de equipe que a empresa impõe. Então é muito importante você ser criativo dentro da caixa.

Linha

Mundo MPE– Existem maneiras de oxigenar o cérebro para pensar fora da caixa?
Piangers – Com certeza. Todas as pessoas têm isso assistindo um vídeo no Youtube, lendo um livro, fazendo uma viagem. A gente se sente vivo e empolgado, nosso coração bate mais forte. Esses são os momentos de inspiração, de musa criativa, de inspiração que podem oxigenar o nosso cérebro e se a gente faz este caminho anotando todas as ideias que a gente neste momento de inspiração.

Linha

Mundo MPE– Em sua opinião, quais as características de um profissional inovador e criativo?
Piangers – O Inovador e criativo não se inspira no mercado, ele não olha para a concorrência como um perigo. O seu maior concorrente não é com quem você briga no mercado, mas sim a sua cegueira de não conseguir enxergar que daqui a cinco anos talvez a sua indústria, sua empresa nem exista mais. Por que alguém redesenhou, redescobriu, reconstruiu a fórmula como entrega valor para a sociedade. Então, o profissional inovador e criativo não olha para o lado, ele olha para frente, para o futuro. Ele tenta criar soluções malucas, novas e diferentes.

Piangers - 600x400