Entrevista presidente Gestão 2017

O empresário e consultor Célio Valcanaia tomou posse no dia 26 de janeiro e vai conduzir a Ajorpeme na gestão 2017.  Célio iniciou como associado na entidade no ano de 2010 e na gestão de 2014 entrou para a diretoria executiva assumindo o cargo de diretor comercial. No ano seguinte exerceu o cargo de vice-presidente comercial/comunicação e relacionamento com o associado e no ano de 2016 foi vice-presidente administrativo/financeiro da entidade.

Nesta entrevista vamos conhecer um pouco mais deste grande empresário e das suas bandeiras para 2017.

O que levou o senhor a aceitar o convite para ser presidente da Ajorpeme?
Na minha vida sempre teve o lado do associativismo e do voluntariado. Além Ajorpeme, participo em vários outros projetos e conselhos, também como voluntário. Acredito que o conhecimento só existe quando é aplicado, ou seja, quando produz algum resultado. Tive uma vida muito rica em aprendizado e é um prazer poder de alguma forma colocar isto na prática. Muitas pessoas me ajudaram em minha trajetória, é uma honra e um prazer poder retribuir isto, ajudando outras pessoas.

Quais serão as principais bandeiras que o Senhor pretende desenvolver em sua gestão?
Todo o nosso trabalho estará voltado para melhorar a vida de nossos associados. Isto acontece em três grandes blocos: Representatividade, principalmente junto ao meio político; Negócios entre associados e Melhoria da produtividade de nossos associados.

 A Ajorpeme tem um grande envolvimento com as questões do município, seja na área da segurança, educação, saúde e claro, empresarial. O que motiva a entidade a se engajar nestas questões?
Esta é uma questão bastante importante. Nossa associação representa milhares de empresas e dezenas de milhares de empregos. Somos uma associação de gente. Portanto, as empresas são importantes, mas tudo o que acontece ao redor que produz impacto nas pessoas é tão importante quanto. Estaremos muito próximos das questões citadas.

Qual será o relacionamento que a nova gestão terá com os poderes executivo, legislativo e judiciário?
Vamos ser um grande parceiro em todas as esferas políticas. Os nossos modelos políticos precisam ser revistos e queremos participar ativamente neste processo. Seremos e vamos nos posicionar a favor das coisas que entendermos serem favoráveis aos nossos associados e à comunidade em geral. Da mesma forma seremos contra quando isto não for atingido.

De que maneira o associativismo pode beneficiar as empresas?
O associativismo pode beneficiar uma empresa de diversas formas, cito algumas: Compartilhamento de melhores práticas; Negócios entre associados; Redução de custos na obtenção de serviços e ferramentas de gestão; e na representatividade. Quanto mais associados mais força teremos. É disto que vem nosso lema – Juntos somos mais fortes.

Deixe uma mensagem para os associados, empresários da MPE e comunidade em geral.
Apesar de todas as dificuldades que temos que enfrentar não devemos perder a esperança em dias melhores. Precisamos trabalhar duro, talvez até mais que já trabalhamos, mas com otimismo. Temos que aprender na crise e olhar para frente, apesar de tudo, o que os nossos filhos e netos terão lá na frente será o que nos plantarmos aqui hoje.

Conheça um pouco mais deste grande empreendedor:

Nome: Célio Luiz Valcanaia
Idade: 55 anos
Formação: Mestrado em Administração
Desde quando é empreendedor: Desde 1999.
Em quem se espelha: Naqueles que não desistem, naqueles que entendem que a vida é uma maratona contínua, e que o prazer vem de correr e não de apenas olhar.
Maior qualidade: Olhar para a frente.
Um defeito: Teimosia
Qual o lema da sua vida: Entender meu papel aqui
Dica de leitura: Leio bastante e as dicas dependem do gosto de cada um. Sugiro, todavia, ir a uma livraria com bastante calma e observar os livros. Um deles vai te escolher. Esse é o livro.
Nas horas livres gosta de: Esportes, leitura, andar de moto, ficar em casa já que sou bastante caseiro.
Defina-se em uma palavra: Sonhador