Instituto Ajorpeme apresenta sua nova programação

Com sala cheia, aproximadamente 50 lideranças e empresários interessados em ser voluntários, se reuniram na manhã do dia 20 de março, na Ajorpeme para conhecer os projetos que serão realizados durante o ano pelo Instituto Ajorpeme.

O presidente do Instituto Ajorpeme, Daniel Moreira destacou que o Instituto é constituído por empresários voluntários e que neste ano serão realizados novos projetos envolvendo a comunidade. “O trabalho voluntário é uma ‘via de mão dupla’ que diz respeito não apenas à generosidade e doação do voluntário, mas também à aquisição de novas experiências“, destaca em sua fala.

Afinal de contas, o que é ser um voluntário?

Voluntário, como o próprio nome diz, é aquela pessoa que de forma voluntária, presta qualquer tipo de serviço não remunerado, com o objetivo de ajudar aos outros. Na verdade, o voluntariado traz também grandes benefícios àquele que ajuda, pois, fazer o bem faz bem.

Um dos projetos que é realizado anualmente em parceria com a Junior Achievement é o Miniempresa. O atual presidente do Núcleo de Engenharia da entidade, Guilherme Devegilli destacou em sua fala que participou do Miniempresa em 2005 e hoje tem sua própria empresa. “Com certeza o projeto influenciou no meu desenvolvimento como empresário. No curso vivenciamos o dia a dia de uma empresa o que acaba despertando o lado empreendedor dos participantes”, destaca.

Confira os programas da Junior Achievement apresentados para realização neste ano:

Miniempresa

Estamos cumprindo um papel relevante para a sociedade, criando espaços para que jovens taletos sejam destacados e o empreendedorismo seja desenvolvido já no ambiente escolar. Este é um programa que visa inspirar e preparar os jovens com capacidade empreendedora.

Meu dinheiro, meu negócio

Ajuda os alunos do Ensino Médio a desenvolverem suas habilidades para lidar com o dinheiro, bem como seu pensamento analítico, a comunicação pessoal, o planejamento e a escrita. Estimula a conscientização e da importância de ampliarem seus conhecimentos em finanças e a se prepararem para enfrentar os obstáculos proporcionados pela busca de uma vida financeira sustentável.

Conectado com o Amanhã

O Programa possibilita aos alunos um momento de reflexão sobre o seu futuro e preparação para o mercado de trabalho. Oferecendo perspectivas de carreiras e informações sobre quais são as competências comportamentais desejadas no mercado de trabalho. É orientado por voluntários do mundo empresarial e desenvolvido em cinco horas/aula.

Montando sua carreira

Desenvolvido de forma online, o programa apresenta, promove experiências e incentiva os adolescentes a conhecerem as carreiras de alta demanda, ou seja, atividades e profissões relacionadas as áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM – tradução das quatro letras). O programa é desenvolvido em três horas/aula e facilitado por voluntários/educadores capacitados pela entidade.

Innovation Camp

O objetivo do Innovation Camp é que jovens, entre 15 e 25 anos, organizados em equipes, possam encontrar soluções inovadoras para um desafio específico voltado para o mundo dos negócios ou outras questões contemporâneas. Durante o processo, os jovens contam com a experiência de voluntários e mentores que vão auxiliá-los durante o desenvolvimento do desafio. As soluções inovadoras criadas e propostas serão avaliadas por um júri qualificado (Pitch) que elegerá a equipe vencedora.

Empresário Sombra por um dia

Proporcionando a oportunidade de um jovem de conhecer o dia a dia de um empresário. Durante um dia, estudantes acompanham os passos de um empresário e sua jornada de trabalho.

StartApp

Desenvolvido com alunos do 2º ano do Ensino Médio o Programa agrega à educação formal uma vivência prática de organização e operação de uma empresa, promovendo a troca de experiências e o desenvolvimento de lideranças. Através do método “aprender-fazendo”, 30 jovens, durante 15 encontros semanais escolhem um produto a ser produzido e comercializado, levantam o capital para iniciar o empreendimento, organizam a administração, elegendo um presidente e diretores, compram matérias-primas, pagam salários e comissões, recolhem encargos e impostos.

No final de 15 encontros, a empresa é encerrada e seu resultado financeiro é dividido entre os acionistas. Os encargos e impostos são doados a uma instituição beneficente.

Se interessou em ser um voluntário e quer aplicar os programas na sua comunidade ou cidade? Entre em contato com Fabiana pelo 47 2101-4140 ou fabiana.bartolomeu@ajorpeme.com.br .