Liderança – Fácil ou Difícil?

Liderança não é fácil nem difícil. É conseguir fazer com que as pessoas usem todo o seu potencial de forma a dar resultados a uma empresa ou departamento. Liderança tem poder, poder de motivar ou de desmotivar as pessoas, de fazê-las enxergar mais longe ou de fazê-las quererem ficar onde estão para sempre.

Infelizmente, muitas pessoas pedem demissão de seus líderes e não das empresas onde trabalham. E por que tudo isso? Como disse acima, líderes tem o poder de desmotivar, de machucar, de causar mal a suas equipes. E basta uma palavra mal dita, um feedback mal dado, uma expressão corporal não controlada.

No entanto, há muitas outras pessoas que ficam em uma empresa por longos períodos devido ao bom líder que tem. Esse é aquele que compreende sua equipe, a respeita, a envolve, a motiva a dar o seu melhor.

Aqui vão algumas dicas de liderança para que você seja sempre o bom líder:

1) Goste e se interesse por pessoas. O bom líder conhece bem sua equipe e sabe o que cada um precisa e como deve ser tratado para sentir-se motivado e produzir bons resultados. Erra o líder que acha que tratando todos da mesma maneira estará sendo justo. A justiça, nesse caso, é diferente de uma pessoa para outra.

2) Comunique-se claramente. Sua equipe precisa saber exatamente o que você quer para te entregar o que você espera. Simples assim. Existe uma grande armadilha, na qual vários líderes caem, que é a de passar instruções rapidamente pois, na cabeça do líder, aquilo está claro como água cristalina. Esquece-se que o liderado não é o líder e que o que é óbvio para o líder, pode não ser para o liderado.

3) Dê feedback constantemente. Se seu liderado fez algo de excepcional, acima do esperado, ele merece um elogio pois todos gostamos de elogios. No entanto, se ele cometeu algum erro ou deixou a desejar em alguma tarefa, isso também tem de ser pontuado. Pontuado pensando em como fazer para que aquilo não ocorra mais, de olho no futuro, e não somente enfatizando o erro. O feedback serve ou para reforçar o que está sendo feito corretamente ou para ajustes de rotas. Portanto, é sempre construtivo.

Em nosso treinamento Diferencie-se como Líder, englobaremos os assuntos acima e muitos outros objetivando desenvolver os líderes e torna-los pessoas melhores, cuidando bem de equipes e entregando resultados extraordinários.

Englobaremos assuntos como: estilos de liderança, feedback, engajamento de equipes, líder coach, administração de tempo, técnicas de contratação.

Tudo isso com uma abordagem moderna, voltada a pessoas, que é isso que o líder faz, administra pessoas, pois elas é que garantem os seus resultados.
Aguardamos vocês!!!!

Silvana Fioravanti
Executive Coach