Mobilização para derrubar o veto ao refis reúne lideranças da MPE

Entidades pressionam Congresso Nacional a derrubar o veto ao Refis da MPE

Representando a classe de micro e pequena empresa de Joinville e região, a Vice-presidente da Fampesc e presidente do Conselho Deliberativo da Ajorpeme, Rosi Dedekind, participou nesta terça-feira, 20, de uma reunião com lideranças em Brasília para colocar na pauta do Congresso a votação da derrubada do Veto ao Refis da Micro e Pequena Empresa.

Após uma grande mobilização ficou definido que a pauta será colocada em votação na próxima sessão, no dia 06 de março.

Segundo Rosi Dedekind, as lideranças estão trabalhando e articulando para que o veto seja derrubado ainda em março. “As grandes empresas já tiveram o seu refinanciamento. Nada mais justo do que a micro e pequena empresa tenha a mesma oportunidade para poder crescer”, destaca.

Também participaram desta reunião, o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos; presidente do Senado, Eunício Oliveira; líder do governo no Congresso, senador Romero Jucá; presidente da frente das micros e pequenas empresas no congresso, deputado Jorginho Mello; membros da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, representantes da MPE, entre outras lideranças.

Prejuízos

A preocupação do segmento é com os impactos da ausência de um programa de refinanciamento para o setor na sustentabilidade das micros e pequenas empresas. De acordo com Afif, mais de 600 mil empreendedores foram notificados pela Receita Federal por dívidas com o governo federal.

Destes, quem não fizer a regularização dos débitos corre o risco de ficar fora do regime de tributação simplificado conhecido como Simples Nacional, o que pode gerar aumento de custos em razão da oneração maior.