Nova proposta da Cosip tem projeto da Ajorpeme como base

A Prefeitura de Joinville anunciou que irá enviar um projeto de lei para a Câmara de Vereadores propondo uma alteração das faixas de cobrança do Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip). O novo modelo tem como base a tabela elaborada pela Ajorpeme.

A tarifa foi alterada no início de 2018, quando o cálculo que era feito pela metragem na frente dos terrenos e passou a ser realizado pelo consumo de energia do usuário. Desde 2017, quando foi anunciada, a Ajorpeme foi contra a mudança e realizou uma pesquisa para analisar o impacto da cobrança.

O levantamento resultou na tabela elaborada pela associação, que propõe 30 faixas de cobrança para unidades consumidoras residenciais e não residenciais. O aumento na quantidade de faixas tem como objetivo reduzir o peso da cobrança sobre os consumidores, em imóveis residenciais e comerciais.

Para o presidente da Ajorpeme, Fernando Bade, caso o projeto seja aprovado, será uma vitória para o município. “Essa é uma luta da Ajorpeme pela comunidade de Joinville. Reforçamos o nosso papel como a maior entidade de micro e pequenas empresas da América Latina que batalha diariamente por melhorias para a nossa região”, afirma. “Nos colocamos à disposição dos vereadores e da prefeitura para auxiliar no processo de revisão das tabelas do projeto de lei”, ressalta.