Núcleo Contábil trabalha fortemente no diferencial competitivo

Atuando com seriedade, lealdade, ética e confiança, as empresas do Núcleo Contábil tem como foco oferecer assistência completa aos seus clientes indo além da contabilidade. Isso só é possível devido o trabalho desenvolvido ao longo dos 14 anos de atividade do Núcleo.

Confira a entrevista com a presidente do Núcleo Contábil, Maria Salete Pacheco.

Ajorpeme – O Núcleo Contábil desenvolve um trabalho que vai além da entidade. São 20 empresas trabalhando voluntariamente na busca constante do aprimoramento desta classe. Quais são as principais lutas do Núcleo?

Salete – Temos como foco, o aprimoramento das empresas nucleadas no que concerne à gestão, aperfeiçoamento técnico e representatividade por meio da Ajorpeme. Partindo destas premissas, nos reunimos quinzenalmente, com pautas muito alinhadas ao foco.

Trabalhamos com cases de nucleados relacionados a gestão do seu empreendimento, com o objetivo de entender como trata a solução de problemas comuns aos demais. Aprendemos muito com esta troca de informação e experiência.

Recebemos, fornecedores de produtos e ou serviços, direcionados a nossa área de atuação, que visem dar segurança e agilidade a gestão e operacionalização das tarefas assumidas com nossos clientes.

Temos o momento da troca de informações sobre a aplicação da legislação e operacionalização das obrigações acessórias.

Em nosso planejamento estratégico, revisado anualmente, temos como principais objetivos a geração de conhecimento, visitas técnicas, congressos e convenções. Quando buscamos geração de conhecimento, é inevitável a necessidade de interação com o poder público na troca de informações, sugestão de melhorias nos processos de registros e alvarás de empresas, bem como entendimento da legislação para a correta aplicação no nosso dia a dia.

Representantes do poder público são frequentemente convidados a virem interagir conosco e esclarecer dúvidas, seja de legislação, seja de procedimentos.

Ao darmos ênfase as visitas técnicas, estamos atentos a realidade de mercado e a troca de experiências.

Nos congressos e convenções, visamos primordialmente adquirir informações direcionadas ao nosso segmento quanto à ferramenta de gestão e responsabilidade profissional.

Ajorpeme – Buscando sempre atualização e capacitação, o núcleo tem grupos de estudo com os colaboradores das empresas nucleadas. Quais as áreas são trabalhadas?

Salete – Não terá muita efetividade de resultados, se trabalharmos a gestão de nossos empreendimentos sem trabalharmos a capacitação técnica de nossa equipe de colaboradores. Cientes disto, criamos os grupos de estudos dos setores de RH, Fiscal e Societário. Para cada grupo temos um coordenador, funcionário de uma das empresas, com acompanhamento de um empresário nucleado. Reúnem-se mensalmente com pauta definida antecipadamente pelo respectivo grupo. Como a legislação tributária no Brasil é extremamente complexa e dinâmica, normalmente a pauta relaciona-se com às exigências do momento.

Ajorpeme – O Núcleo atua fortemente na cidade em busca da desburocratização para as micro e pequenas empresas da cidade. O que já foi conquistado nestes anos para a cidade?

Salete – Como nossa entidade mãe é a Ajorpeme, estamos sempre muito alinhados e procuramos dar apoio aos seus pleitos apresentados ao poder público, diretamente relacionados ao seguimento da Micro e Pequena Empresa. Somente citando como exemplo, a necessidade da criação de um Comitê de Desburocratização em Joinville para tratar de assuntos relacionados a constituição de empresas e liberação de alvarás, surgiu na Ajorpeme e o núcleo contábil contribui com duas pessoas que participam do Comitê, representando a Ajorpeme. Outro exemplo que pode ser citado, é o da participação direta na implantação da NF- em.

Saindo do âmbito municipal e indo para o Federal, sempre temos participação direta na análise dos projetos de alteração da LC 123/2006, para elaboração de sugestões de melhorias.

Criamos a nossa cartilha do Simples Nacional, atualizada a cada alteração, de forma prática e objetiva, facilitando a leitura para nosso cliente.

Ajorpeme – O que o empresário deve buscar antes de contratar uma empresa contábil?

Salete – Temos a clareza de que a contratação de serviços contábeis por parte do empresário, acontece pela confiança que ele deposita naquela empresa. A partir do momento que conseguimos criar esta relação de confiança, dificilmente ele troca de fornecedor de serviços contábeis. O mercado é livre, grande e totalmente aberto, queremos ganhar cliente pela competência. A falta de ética e deslealdade é prejudicial para todos, inclusive para o empresário e, conseguimos chegar a esta clareza de percepção. Quando um grupo atinge esta maturidade, vira o foco exclusivamente para a constante busca de informações para o melhor atendimento e deixa o mais acontecer naturalmente.

Após 14 anos nos reunindo quinzenalmente, trocando experiências e informações, podemos dizer que criamos uma cultura do grupo. A cultura de que empresas de um mesmo segmento podem ser parceiras sem perder os diferenciais competitivos particulares.

Ajorpeme – Qual o seu diferencial em relação ao mercado das empresas do Núcleo Contábil que carrega a força da Ajorpeme consigo?

Salete – Nossa profissão é extremamente importante e de muita responsabilidade perante nossos clientes. Somos incansáveis na busca de atualização por meio de cursos, palestras, seminários, convenções, etc…

Criamos a nossa própria auditoria, a cada dois anos, contratamos uma empresa de auditoria para auditar cada uma das 20 empresas nucleadas, nos pontos elencados pelo grupo.

Estamos constantemente preocupados em entregar serviços de qualidade, quando falo em qualidade, estou me referindo ao sentido mais amplo da palavra. Estou me referindo ao conhecimento e acompanhamento da legislação, visando assegurar o pagamento da menor carga tributária possível de acordo com a legislação no âmbito do seu segmento de atuação. Estou me referindo inclusive em assegurar que a forma de tributação atual, é a melhor em termos de redução de carga tributária. Estou me referindo também ao apoio na implantação de ferramentas de gestão gerencial, minimizando riscos de notificações fiscais, etc…

Procuramos, na medida do possível, ter proximidade com nossos clientes, para possibilitar-nos detectar situações que possam evitar futuros problemas com fiscos.

Com esta clareza de responsabilidade, comprometimento e profissionalismo, acreditamos que os empresários podem sentir-se seguros em relação ao profissional contratado para gerir sua área contábil/fiscal, liberando-os para focar no que mais sabem fazer, que é o objeto de seu negócio.

contabil2