O Impacto da Tecnologia nas Pessoas e Negócios

Na noite de ontem, tivemos a plenária sobre O Impacto da Tecnologia nas Pessoas e Negócios. Para falar sobre o tema, tivemos dois palestrantes: Dionaldo Passos – Global Director of Research Development na Neogrid e o Pedro Luiz Pereira – Diretor da EURHO Consulting.

Quem nunca se questionou sobre os impactos que a tecnologias causa na nossa vida e carreira? Desde os primórdios da era tecnológica, a maior parcela das pessoas vai contra a tecnologia, pelo medo de perder seus postos de trabalho para as máquinas por conta da automatização dos processos. Quem imagina que esse assunto seja muito recente se engana, pois vem se discutindo a mais de 200 anos.

Plenária GP - Junho 2018

Dionaldo Passos – Global Director of Research Development na Neogrid

O receio que o ser humano tem em relação ao desconhecido é muito grande, mas como levanta Dionoaldo, a tecnologia não traz algo tão inesperado, ela vêm na verdade para suprir um anseio que já possuímos.

Dionaldo afirmou também, que a tecnologia está a cada dia mais ajudando as empresas com a produtividade, pois além de automatizar as atividades, o processo e planejamento se tornou mais rápido, assertivo e eficaz. mas levantou a questão que traz apenas coisas boas, pois muitos postos de trabalho deixarão de existir para que outros tomem seus lugares. Assim como vem acontecendo há décadas.

Em contraponto, a segunda palestra da noite trouxe uma visão um pouco diferente sobre o assunto, trazendo como referência a neurociência. Pedro Luiz afirmou que as máquinas não podem ser comparada às pessoas, uma vez que o cérebro é a única “máquina” que está em constante aprendizagem e possui memória infinita.

Plenária GP - Junho 2018

Pedro Luiz Pereira – Diretor da EURHO Consulting

Além disso, Pedro também disse que as pessoas não mudam, independente de cursos, treinamentos e áreas. O comportamento está imposto desde o nosso nascimento, sendo 25% delas gerado nos primeiro anos de vida, 50% dele sendo por intermédio da genética e o restante formado pela sociedade e forças externas.

O que se tira de tudo isso? A humanidade e a tecnologia precisam andar lado a lado, uma vez que juntas, podem trazer diversas melhorias, não só pela produtividade no que se diz a indústria e mercado de trabalho, mas pela saúde, educação, segurança e diversos outros setores que teve diversas melhorias com o passar dos anos.