O que é Responsabilidade Social Empresarial?

O preço e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos por uma empresa não são mais os únicos parâmetros de competitividade dos negócios. Promover ações de Responsabilidade Social Empresarial (RSE), que têm como objetivo a inclusão e o desenvolvimento da comunidade, são diferenciais importantes para a conquista de novos consumidores, parceiros e clientes.

Utilizado pela primeira vez no Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, em 1998, o conceito de Responsabilidade Social Empresarial estabelece que “se trata do comprometimento permanente dos empresários de adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando simultaneamente, a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo”.

A primeira dama Nicole Torret Moreira durante sua passagem pelo Norte do Estado

Para a primeira dama de Santa Catarina e presidente da Fundação Nova Vida, Nicole Torret Moreira, hoje, as pessoas buscam ações responsáveis e transparentes nas empresas, que refletem nos resultados dos negócios. “Toda pessoa, em qualquer condição que esteja, consegue ajudar os outros, seja o empresário da pequena ou da grande empresa. Nas minhas visitas pelo Estado, vejo muitas pessoas que não têm muitas condições mas, com um simples trabalho, conseguem ajudar muita gente. E o empresário tem capacidade para auxiliar muito mais. O proprietário de uma loja ou padaria, por exemplo, pode capacitar os jovens do bairro em que o estabelecimento está localizado para trabalhar no comércio”, explica.

A atuação socialmente responsável das micro e pequenas empresas dá credibilidade à gestão e cria novas oportunidade de negócios, seja através dos projetos desenvolvidos ou através da captação de consumidores e clientes. Para auxiliar as empresas a implantarem ações de Responsabilidade Social Empresarial, o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social aponta sete diretrizes a serem seguidas:

1ª: Adote valores e trabalhe com transparência
2ª: Valorize empregados e colaboradores
3ª: Faça sempre mais pelo meio ambiente
4ª: Envolva parceiros e fornecedores
5ª: Proteja clientes e consumidores
6ª: Promova sua comunidade
7ª: Comprometa-se com o bem comum

A Ajorpeme também possui um Instituto, que tem como objetivo trabalhar nas empresas associadas e na comunidade, questões relacionadas a responsabilidade social e ambiental. Para conhecer o Instituto Ajorpeme, clique aqui!