Parte 1: Qualidade de vida

Investir no bem-estar dos funcionários pode trazer benefícios para as micro e pequenas empresas. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo grupo Sodexo, com mil empresários donos de pequenas empresas brasileiras. Entre os entrevistados que já investiram em pelo menos uma ação para promover a saúde e a qualidade de vida dos funcionários, 90% registraram um aumento na produtividade. Marciane Cleuri Pereira Santos, coordenadora do curso de psicologia da Univille, observa que, independente do tamanho, as empresas devem utilizar essas ações como peça importante de competitividade: “Um funcionário satisfeito com seu trabalho é a peça-chave para a satisfação do cliente. Outra vantagem é a diminuição do absenteísmo e turnover, reduzindo custos para os gestores”.

Equipe do Sicredi durante mutirão de limpeza da praia de Balneário Barra do Sul

Uma das empresas referência nesta área é o Sicredi. Em 2017, pelo sétimo ano consecutivo, a cooperativa foi considerada uma das “150 Melhores Empresas Para Trabalhar” pela revista Você S/A. No Índice de Felicidade no Trabalho (IFT), a empresa alcançou 81,9 pontos. De acordo com Rubia Staidel, gerente de gestão de pessoas do Sicredi Norte de Santa Catarina, o resultado é reflexo do trabalho realizado ao longo dos anos. “Acreditamos que as pessoas devem estar 100% em todos os seus momentos. Queremos que elas estejam felizes em casa ou no trabalho, aproveitando intensamente cada um dos momentos. Todos nós podemos sempre evoluir e nos tornar pessoas melhores”, afirma.

A gestora aponta que o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é essencial para que os funcionários se mantenham motivados: “Incentivamos nossa equipe a recarregar as energias da maneira como cada um prefere. Já foi comprovado que funcionários satisfeitos trabalham melhor, por isso investimos em um ambiente agradável, prazeroso, buscando o bem-estar no ambiente de trabalho”.

Para promover o bem-estar dentro do Sicredi Norte de Santa Catarina, a unidade conta com um profissional contratado exclusivamente para cuidar da saúde dos funcionários: são realizadas sessões de ginástica, caminhadas e exercícios de alongamento com os colaboradores. Junto à comunidade, a cooperativa também promove atividades que reforçam a importância do senso de bem-estar coletivo. “No mês de junho, organizamos o Dia de Cooperar, que reuniu nossos 220 funcionários. A equipe atuou em 10 mutirões solidários, em quatro municípios do Norte do estado”, conta Rubia.

Parte da equipe do Sicredi

A consultora no desenvolvimento de equipes e pessoas, Roberta S. Schwartz, ressalta que as empresas precisam perceber que a produtividade está diretamente relacionada ao bem-estar de seus colaboradores. “Para que possamos ter equipes mais criativas, produtivas e engajadas, muitos fatores influenciam nesse resultado. É importante avaliarmos, pelo menos, cinco aspectos: atividade física, alimentação saudável, relacionamento saudável, controle do estresse e comportamento preventivo”, aconselha.

Roberta destaca que, os colaboradores que reconhecem a preocupação dos gestores com o seu bem-estar, têm um aumento na produtividade: “Há também uma redução de custos com relação às doenças de trabalho, estreita-se o relacionamento interpessoal e os funcionários se sentem estimulados a buscar um maior aperfeiçoamento profissional, o que acaba resultando em uma equipe com melhor formação profissional”.

Para colocar em prática

Você quer promover a saúde dos seus funcionários e não sabe como? Listamos 10 ações com baixo custo para você implantar na sua empresa. Confira!

Parcerias
Firme parcerias com universidades ou instituições para oferecer aulas, palestras, workshops etc.

Reconhecimento
Homenageie sua equipe em datas comemorativas internas e externas.

Alimentação saudável
Defina um dia para fazer um lanche compartilhado com alimentos orgânicos, sem produtos industrializados.

Descontos
Faça parcerias com academias e ofereça descontos para os colaboradores.

Ao ar livre
Reúna seus funcionários para caminhadas ou um dia da família em um parque da cidade.

Relaxamento
Invista em momentos coletivos de relaxamento como ginástica laboral, massagens, yoga, entre outras ações.

Campanhas
Traga profissionais para ações preventivas e educativas.

Ergonomia
A análise ergonômica permite a adequação do ambiente de trabalho minimizando os riscos para os funcionários.

Capacitação
Invista na sua equipe. Ofereça bolsas de desconto para os funcionários que desejam iniciar cursos de pós-graduação.

Pesquisas
Elabore uma pesquisa de satisfação. A melhor maneira de saber se os seus funcionários estão satisfeitos é perguntar.