Por que investir em cursos online?

Investir na capacitação da equipe é essencial para o funcionamento de qualquer negócio, independente do porte. Os funcionários de uma empresa são os porta-vozes, transmitindo seus valores e propósitos para os consumidores. Por isso é preciso investir em capacitação e qualificação, como explica Mari Batista, diretora da Universidade Corporativa Ajorpeme (Uniajo): “Negócios dependem de pessoas. Um bom treinamento refletirá nos resultados finais. E este processo precisa ser constante. O mercado é competitivo e sai na frente quem está atualizado”.

Para as micro e pequenas empresas, que não possuem tantos recursos, uma opção é investir em plataformas gratuitas online. Wagner Oliveira, fundador e presidente da Woli – empresa de tecnologia em gestão de RH, com mais de 580 mil alunos corporativos na plataforma online -, a capacitação da equipe precisa ser uma prioridade: “Os empreendedores planejam seus negócios, seus recursos, seus estoques e seus serviços. É necessário incluir neste planejamento o desenvolvimento das pessoas”.

Os cursos online gratuitos são, em sua maioria, em formato de vídeo-aulas. Ao final, o aluno recebe um certificado de conclusão (muitos deles aceitos universidades como horas complementares). Ou seja, não há custo com deslocamento e alimentação, por exemplo. O colaborador pode assistir as aulas nas dependências da empresa.

Para você começar a capacitar a sua equipe hoje, listamos alguns sites com cursos online sem custos.

Coursera
O catálogo da plataforma conta com 2.690 especialidades, com foco principal em áreas como marketing, design, empreendedorismo, história ou desenvolvimento pessoal. Instituições como Google, a Universidade de São Paulo, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica e a Universidade de Stanford são parceiras do Coursera.

Veduca
Todos os cursos online do Veduca são livres e ministrados por professores de reconhecidas instituições parceiras, como a USP. Entre as ofertas estão: gestão de pessoas, matemática financeira, libras, metodologia científica, sustentabilidade e engenharias.

Fundação Getúlio Vargas
Primeira instituição brasileira a oferecer conteúdos e materiais didáticos gratuitamente pela internet, a FGV atende às áreas do direito, economia e finanças pessoais, gestão de pessoas e empresarial, marketing e relações internacionais.

SESI
O Serviço Social da Indústria é voltado para a área empresarial. Seus cursos contemplam disciplinas como administração, matemática, comunicação corporativa, redação e educação financeira. As aulas ficam disponíveis por 30 dias e são apresentadas em slides simples.