Redes sociais: cuidado para não construir sua casa no terreno de terceiros

Nos treinamentos, workshops e encontros de networking, sempre surge uma dúvida ou alguém que levanta a questão sobre ter ou não um site para sua empresa.

Às vezes, o empreendedor fica preocupado com o custo que a construção de um site pode trazer para sua empresa. Atualmente existem inúmeras empresas que constroem sites funcionais a custo baixo. Inclusive, plataformas como WordPress ou Bitrix24 são gratuitas e permitem o desenvolvimento de sites profissionais.

Outro ponto crucial é ter o domínio (aquele endereço formal www.minhaempresa.com.br) devidamente registrado, principalmente para envio de e-mails profissionais sem o uso de plataformas gratuitas, isso demonstra uma preocupação com a marca.

Costumo sempre usar uma analogia simples: você lembra de alguma rede social que foi um “booom”, mas não está mais entre nós? Imagina se você tivesse construído toda sua estratégia em cima dela?

Aquele era um terreno alugado que sua empresa apenas ocupava o espaço.

Atualmente, temos outras redes sociais que nitidamente estão em declínio e já não oferecem a mesma eficiência de antes. Mais uma vez pergunto: toda sua estratégia está direcionada para ela (esse terreno não é seu…lembre-se disso)?

Claro que não posso tirar a importância das redes sociais, muitas estratégias e ações quando bem definidas, continuam gerando bons resultados, mas não seja negligente e cuide bem do seu próprio terreno (site), afinal ele é SEU, ainda que amanhã a audiência de uma determinada rede social despenque.

Então é simples, tenha seu próprio site (preferencialmente com seu domínio), mantenha ele atualizado e use as redes sociais para gerar audiência para lá!

Boas vendas!

 

Autor convidado
Romualdo Silva é diretor da empresa CRMThink e parceiro Gold Bitrix24 no Brasil. Atua há mais de 20 anos na área de tecnologia.