Saiba como WhatsApp Business e ChatBot podem ajudar no seu negócio

A forma de nos comunicar e buscar informação está cada vez mais digital. Os vídeos no YouTube são mais vistos que programas de Televisão. Consumimos as informações na hora em que queremos usando o Netflix, solicitamos carro por app como o UBER e temos listas de música no Spotify. Essa são algumas das mudanças de comportamento natural e que os nossos clientes estão vivenciando assim como nós. Logo, precisamos aprender e colocar em prática nos nossos negócios estas novas ferramentas de comunicação interagindo de forma rápida e moderna com os consumidores.

O WhatsApp Business e o Chatbot chegaram para melhorar a comunicação, torná-la mais rápida, segura e em uma única plataforma. Confira na Revista Mundo MPE edição n. 70, mais informações sobre esta nova forma de se comunicar com seus clientes. O que muda e o que podemos extrair de melhor, usando estas novidades em favor do nosso negócio.

Mas fique atento a estas regrinhas para esta nova ferramenta não atrapalhar a sua comunicação:

1- Nunca deixe seu cliente sem resposta. Se ele te escreveu um whats ou entrou no seu Chat, quer uma resposta na hora.
2- Se for trabalhar com grupos, peça autorização do cliente antes de incluí-lo, pois nada mais chato que ser incluído em um grupo que você não pediu.
3- Utilizar linguagem mais informal. Evite a linguagem rebuscada e formal demais. Seja claro com o cliente e não utilize internetês (tbem, vc etc), para não criar informalidade demais nem confundir a mensagem.
4- Utilize o Whatsapp no computador. Quando o Whatsapp Web surgiu facilitou e muito a vida de quem presta atendimento com essa ferramenta. Fica muito mais confortável para escrever as mensagens, mais prático para ver todos os atendimentos prestados e mais fácil também para copiar e colar aquela mensagem que serve para várias pessoas.
5 – Saiba se colocar no lugar do cliente para indicar o melhor para ele.

Quer conhecer um case de sucesso com esta ferramenta. Acompanhe a matéria da editoria Tendência na Revista Mundo MPE – Viver e Empreender, edição n. 70.

Chatbot

Como esta ferramenta de comunicação é relativamente nova, é possível que algumas pessoas ainda não estejam familiarizadas, então vamos comentar um pouco sobre ela.

Chatbots são sistemas de interações automáticos que funcionam dentro de aplicativos de mensagens, como Facebook Messenger, Skype, Site e outros, e podem ser baseados em comando específicos ou até Inteligência Artificial, integrados com outros sistemas empresariais.

A maior vantagem do chatbot é poder responder aos clientes a qualquer hora do dia e fazer uma coleta preliminar de dados visando um processamento posterior, feito por humanos. Assim, o chatbot preenche o espaço das horas vagas da sua empresa e atende o cliente no horário que ele precisar.

Ao implantar o Chatbot no seu negócio você deve ter os seguintes cuidados:

A primeira dica é criar uma persona para os chatbots no SAC. Não precisa ser, necessariamente, um avatar, mas é preciso que ela reflita os valores da empresa, sendo o mais fiel possível à sua cultura organizacional;

O Chatbot deve resolver os problemas do seu cliente e nunca ser generalista pois não há nada pior do que ver um chatbot que não resolve problemas ou leva para uma resposta genérica;

Toda informação fornecida por ele precisa ser objetiva e clara;

Elabore o diálogo de uma forma que, quando o software for incapaz de atender as necessidades que o usuário está solicitando, exista um caminho para que essa questão seja solucionada por uma equipe humana;

Uma dica bem interessante é planejar o uso de emojis! Estas pequenas imagens podem criar uma relação de maior proximidade com o seu cliente

Aproveite estas dicas de novas ferramentas para interagir rapidamente e conquistar cada vez mais seus clientes.

Bons negócios!