Transformação digital e o impacto nos negócios

Estamos passando por uma transformação muito grande devido a era da inovação e transformação digital. Cada vez mais empresários devem ficar atentos às novas tecnologias e de que forma podem agregar nos seus negócios para não perder mercado.

O painel desta quarta-feira da Expogestão trouxe os especialistas Fernando Ulrich e Oliver Cunningham para falar sobre transformação digital e os novos modelos de negócios. Um assunto que foi amplamente discutido, principalmente ao se falar da entrada da moedas digitais.

As empresas e as pessoas têm desafios de hoje e de amanhã, pois as transformações são rápidas. E de nada adianta modernizar um setor ou um processo. É uma questão de olhar o todo, pois novos comportamentos de clientes geram novas ofertas de produtos e de serviços”, destacou o economista e especialista em criptomoedas na XP Investimentos, Fernando Ulrich.

Dando sequência a palestra de Fernando, Oliver Cunningham, sócio na área de estratégia & operações em serviços financeiros da KPMG, destacou que nós já passamos da era da inovação. Nosso mundo está sendo reescrito completamente. O surgimento dos aplicativos mais fortemente a partir de 2010 mostra que essa revolução já começou, e exige uma mudança no modelo antigo de forma urgente.

Agilidade, inovação e escalabilidade devem ser consideradas, porque ele explica que simplesmente aderir à digitalização não se converte em sucesso. É preciso “controlar o mindset do cliente e ter ciência do lugar que a empresa ocupa na cabeça deste consumidor”. Outra situação chave é a mudança de mentalidade e aplicação de recursos para inovação e modelos de negócios que acompanhem a velocidade das transformações digitais.

Para o especialista

É preciso superar barreiras culturais e correr riscos: Transformar é arriscar!

*crédito das fotos: André Kopsch