Turismo de negócios: como aproveitar?

Viagens de negócios são bem diferentes das viagens de turismo. Visitar outra cidade, estado ou país a trabalho é uma experiência enriquecedora. Por parte das empresas, existe uma expectativa e uma cobrança grande por resultados. Já para os funcionários, há a pressão para fechar negócios e divulgar os serviços ou produtos.

Para ajudar você que está planejando a próxima viagem corporativa, listamos algumas dicas.

Checklist
Imprevistos como esquecer o notebook, uma apresentação ou proposta podem acabar com a viagem. Alguns dias antes de sair de casa, faça um checklist com tudo o que você precisará para fazer negócios e aproveitar o destino.

Aparelhos eletrônicos
Celular, tablet, notebook. Hoje, as ferramentas que utilizamos no trabalho são inúmeras. Antes de viajar, certifique-se que todos os eletrônicos que você precisa estão na mala. E não esqueça dos carregadores!

Controle os gastos
As empresas costumam cobrir as despesas básicas das viagens, como transporte, hospedagem e alimentação. Certifique-se de guardar todas as notas fiscais para prestar contas quando chegar. Lembre-se também de separar os gastos pessoais dos profissionais.

Postura profissional
Você está na viagem a trabalho. Caso reserve um tempo entre os compromissos para passear e conhecer pontos turísticos, por exemplo, leve sempre o seu celular. Nunca se sabe quando a empresa precisará de você.