Unidos contra a corrupção

A corrupção não é um mal exclusivo de determinado governo ou partido. Para enfrentá-la, é preciso analisar as causas estruturais do problema. Para isso, 373 instituições brasileiras se uniram para construir as Novas Medidas Contra a Corrupção, o maior pacote anticorrupção do mundo.

Elaborado a partir das melhores soluções desenvolvidas e implementadas no país e no exterior, o documento é formado por 70 projetos de lei, propostas de emenda constitucional e resoluções que pretendem oferecer uma resposta sistêmica à corrupção no Brasil. Um conjunto de reformas criado em tempo para que candidatos possam conhecer e se comprometer antes e depois das eleições.

Para divulgar a campanha e estimular a adesão popular, foi criada a plataforma online www.unidoscontraacorrupcao.org.br. A partir de agosto, a plataforma publicará os perfis de todos os candidatos ao Congresso Nacional destacando os que atendem a três critérios:

1. Passado limpo
2. Compromisso com a democracia
3. Apoio às Novas Medidas Contra a Corrupção

Após as eleições, as entidades darão continuidade ao trabalho junto aos candidatos eleitos, monitorando o cumprimento do compromisso de apoiar, deliberar e aprovar as propostas da sociedade compiladas nas Novas Medidas Contra a Corrupção.