Você já parou para pensar no futuro da sua carreira profissional?

Que o mundo está mudando em uma velocidade muito rápida e que as novas tecnologias são responsáveis pelo aparecimento de novas funções e extinção de centenas de outras, não é mais novidade. Já parou para pensar que, mais ou menos 20 anos atrás, por exemplo, não existiam profissionais da área de web designers, blogueiros, gamers e outros profissionais ligados à internet?

E a sua profissão, já parou para pensar nas novas demandas que elas estão necessitando em relação as habilidades técnicas e comportamentais? Já está revendo o plano de desenvolvimento para a sua carreira?

Sabe por que te pergunto isso? Porque o futuro já está mais próximo do que imaginamos e o mundo virtual está dominando todas as áreas. Algumas mais outras menos, mas com certeza, de alguma forma, você será afetado.

A única certeza é que tudo vai mudar, por isso a flexibilidade e a adaptabilidade ganham tanta importância no contexto profissional. Mas não temos que ter medo e sim coragem para se reinventar e se conectar com estas novas ferramentas que estão surgindo para dar agilidade aos processos.  

Segundo Adeildo Nascimento, consultor no desenvolvimento das culturas exponenciais, a longevidade, smart machines, mundo computacional, escalabilidade, conexão global, tecnologias acessíveis e baratas estão mudando cada dia mais a vida, carreira e decisão profissional de todas as gerações.

Confira nesta matéria as dez competências que todo profissional vai precisar desenvolver, em maior ou menor escala, para se preparar para um futuro que evolui de maneira exponencial.