XVII ENAMPE reúne empresários da MPE

Empresários da micro e pequena empresa de Joinville e região estão sendo representados pela presidente da Fampesc, Rosi Dedekind no XVII Encontro Nacional das Micros e Pequenas Empresas – ENAMPE, realizado em Vitória, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.

O tema do encontro foi “Novos Cenários para as Microempresas: as Reformas, Lei das Terceirizações e Inovação”, um tema importante que reúne as lideranças das federações e associações de micro e pequena empresa do Brasil.

A palestra de abertura do evento foi marcada por uma palestra do presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif, que abordou o futuro das organizações empresariais com o fim do compulsório.

Segundo Rosi, o encontro demonstra que o associativismo regional tem a importante missão de levar as dificuldades e as soluções dos empresários de MPE para instâncias superiores. Segundo dados do Sebrae, de 2007 a 2017 a MPE gerou mais de 10.750.197 empregos e é responsável por 27% do PIB nacional.

O associativismo é o caminho para acessar inovação, crédito, capacitação, missões etc
“O problema do pequeno não é ser pequeno e sim estar sozinho”, diz.

Rosi destaca que ainda aguardamos a aprovação do Refis para as ME’s através do Projeto de Lei 171/2015 que tramita em regime de urgência na Câmara de Deputados.

 

 

 

Piter Santana, da Ampe Metropolitana de Florianópolis; Bruno Quick, gerente de Políticas Públicas do Sebrae; Rosi Dedekind, presidente da Fampesc; Pedro Gilmar Fank e Carlos Alberto Pintarelli da Ampe de Blumenau.

 

AMPEs em Santa Catarina

A FAMPESC conta hoje com 20 Associações de Micro e Pequenas Empresas (AMPEs) filiadas que estão distribuídas por todo o território catarinense atuando em dezenas de municípios e que envolve milhares de empresas associadas. A Ajorpeme é uma das Ampes que apoia 100% as ações da Federação.