A capacidade de solucionar problemas complexos ajudou a humanidade a se desenvolver. No mundo dos negócios, ser uma pessoa movida por soluções e capaz de gerenciar crises é um diferencial para se destacar como profissional.
O primeiro passo para ser alguém que resolve problemas é encontrar a causa dele. Se você tem alguma dificuldade com um colega do trabalho, por exemplo, procure entender a origem do conflito. Para isso, alinhe as expectativas dos resultados esperados e comunique-se de forma clara e objetiva.
Abaixo, listamos algumas dicas para te ajudar a solucionar problemas.
Escute o outro
Se o conflito envolve outras pessoas, escute cada uma delas e busque a origem da situação. Depois de ouvir, analise o cenário de modo profissional e não envolva julgamentos pessoais.
Busque uma resolução
Após ouvir os envolvidos e entender o que aconteceu, determine o que precisa ser feito para encontrar uma solução. Lembre-se de apresentar as ideias para as pessoas envolvidas.
Procure ajuda
Se você não pode resolver o problema sozinho, informe seu gestor. A visão de alguém que não está envolvido pode ajudar a encontrar uma solução mais simples e efetiva.
Execute seu plano
Assim que você e sua equipe definirem uma estratégia, coloque em prática as ações definidas para eliminar o problema. E aproveite a oportunidade para aprender com a situação.
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